Jornalistas estrangeiros em coletiva de imprensa com o ministro de Esporte, Aldo Rebelo (Foto: Divulgação/Braziltour) |
"No Brasil, o futebol é mais que um esporte, é uma paixão, uma instituição social", falou Aldo aos jornalistas. Segundo ele, essa ligação do país com o futebol tem explicação no fato do futebol ter dado à "população negra e pobre as suas primeiras celebridades".
Aldo contou aos jornalistas estrangeiros que o futebol chegou ao Brasil sendo praticado pelos "jovens ricos de São Paulo e Rio de Janeiro" e então travou-se uma verdadeira "batalha social e racial pelo futebol".
O ministro do Esporte lembrou que o Vasco da Gama chegou a ser afastado da liga de clubes da época por aceitar jogadores negros. Esses fatos históricos, segundo ele, fizeram do futebol "mais que um esporte, uma instituição popular, firmando-se à margem do mercado e do Estado".
"Assim como a Copa é mais que um evento esportivo, é uma oportunidade de desenvolvimento da nossa economia e de projetar nossa imagem no mundo como uma grande potência", afirmou Aldo.
Após o encontro, os 22 jornalistas seguiram para Belo Horizonte, primeira das seis cidades-sede a serem visitadas. Lá, os jornalistas tiveram oportunidade de assistir ao clássico Atlético-MG x Cruzeiro. A viagem seguirá até dia 13, quando os jornalistas visitam Brasília.
Nenhum comentário:
Postar um comentário