O vice-campeonato agora é a melhor marca de Yane Marques e Mundiais (Foto: João Cerqueira de Lima) |
A pernambucana conquistou a histórica medalha depois de uma disputa muito equilibrada no Fengshan Stadium, em Kaoshiung. Ao final deste sábado, Yane garantiu seu título inédito depois de somar 5.292 pontos. Apesar de chegar a liderar a última prova da disputa, o evento combinado de tiro a laser e corrida, o ouro acabou ficando com a atual campeã olímpica, a lituana Laura Asadauskaite, por cinco segundos de vantagem (5.312). O bronze foi para a russa Donata Rimsaite, vice-campeã Mundial de 2010, que cruzou a linha de chegada 2s depois da brasileira (5.284).
No evento por equipes, que reúne três atletas de cada país, o ouro ficou com a Inglaterra, depois dos 15.368 pontos somados pelos desempenhos de Kate French (10º no individual), Samantha Murray (14ª) e Mhairi Spence (17ª). A prata ficou com as chinesas Qian Chen (6ª), Xiaonan Zhang, (21ª) e Wanxia Liang, 25ª (15.236), e o bronze com as ucranianas Ganna Buriak (18ª), Anastasiya Spas (19ª) e Victoria Tereshuk, 26ª (15.020).
Formada no centro de treinamento da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) em Recife, Yane também é Terceiro Sargento do Exército Brasileiro pela Comissão de Desportos do Exército no Rio de Janeiro (CDE-RJ). Ela é o principal nome do Pentatlo Moderno nacional, integra o Time Brasil, projeto do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) que reúne os atletas com potenciais chances de medalha nos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016.
Até então, o melhor resultado de Yane no Mundial Sênior de Pentatlo Moderno era o 6º lugar no ano passado, na Itália, e em 2010, na China.
Quatro dias de provas
A prata do Mundial de Taiwan foi conquistada com muita garra pela brasileira. Desde o início do torneio, ela e os demais pentatletas no país asiático estão lidando com constantes alterações repentinas no calendário de eventos por causa dos efeitos de um tufão na região. Por conta disso, desde a estreia do Mundial, Yane encarou pelo menos duas provas por dia.
A qualificação feminina, que era para ser realizada totalmente no primeiro dia, foi dividida em dois. A grande
O sorriso e a alegria da nova vice-campeã mundial de Pentatlo (Foto: João Cerqueira Lima) |
Para chegar ao segundo lugar do pódio, Yane teve uma grande crescente ao longo das cinco provas da Final. Ontem, ela começou o dia na 11ª colocação após a esgrima (19 vitórias e 880 pontos somados) e foi para a 7ª com o 9º tempo da natação, 2min15s20 (1.180).
Hoje, a atual número 5 do ranking mundial da União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM) continuou sua escalada rumo ao vice-campeonato Mundial depois de fazer a 9ª melhor apresentação no hipismo. Nos saltos com o cavalo, derrubou apenas um obstáculo e garantiu 1.160 pontos. Com a equitação, a pernambucana foi para o 3º lugar, largando 14s atrás da primeira colocada de então, a francesa Elodie Clouvel, e apenas 6s após a 2ª colocada no momento, a inglesa Samantha Murray, prata em Londres 2012.
No combinado, Yane deu show com o 5º melhor tempo da prova (13min02s42) e os 2.072 pontos conquistados. Com uma corrida veloz e uma ótima pontaria no tiro a laser, a pernambucana se manteve durante todas as quatro séries de 800 metros de corrida intercaladas com cinco acertos de tiro no primeiro pelotão do evento. A brasileira ultrapassou Elodie e Murray e, depois de ser ameaçada pela russa Liudmila Kukushkina - que terminou o dia em 29º -, ela
Yane Marques mostrou que sua mira estava boa (Foto: Reprodução TV) |
Rimsaite, a medalhista de bronze do torneio, também teve uma boa evolução no combinado, já que largou no 12º lugar e cruzou a linha de chegada em terceiro. Por outro lado, a líder no início da prova, Elodie, só chegou em 5º lugar com 5.244 pontos, e a vice-líder, Murray, foi para o 14º (5.124).
Neste sábado, também foi realizada a Final Masculina do Mundial de Taiwan. Diferentemente das mulheres, os homens encararam todas as cinco provas da decisão entre eles em um único dia, seguindo o planejamento inicial. O pódio da disputa também foi encabeçado por um lituano, o atual vice-campeão da Final da Copa do Mundo e medalhista bronze no Mundial de 2010, Justinas Kinderis, que somou 5.824 pontos. A prata foi para o inglês Nicholas Woodbridge, vice-campeão da Final da Copa do Mundo de 2011 (5.804), e o bronze, assim como para as mulheres, para um russo; no caso, Aleksander Lesun, campeão do Mundial do ano passado (5.788).
Na disputa por equipes, a França levou a melhor somando 17.256 através dos desempenhos de Jean-Maxence Berrou (6º no individual), Valentin Prades (4º) e Christopher Patte (9º). A prata ficou com os russos Lesun (bronze), Ilia Frolov (7º) e Serguei Karyakin, 18º (17.088), e o bronze com os sul-coreanos Woo Jin Lee (19º), Hwonho Jung (20º) e Jinhwa Jung, 21º (16.620).
Nos próximos dias, o Mundial de Taiwan será dedicado aos revezamentos e o Brasil volta para as arenas de Kaoshiung. Neste domingo, 25, o país participará do revezamento misto, formado por duplas e estaremos representados por Danilo Fagundes e Simone Lima. Na segunda, 26, é a vez do revezamento feminino, onde não participaremos, e na terça, 27, o Mundial se despede com o revezamento masculino, quando vamos estar presentes com Danilo, Felipe Nascimento e William Muinhos.
Yane Marques é terceiro sargento do Exército Brasileiro (Foto: Reproduçãode TV) |
Calendário do Mundial de Taiwan:
25/08 (Domingo) – Revezamento Misto
26/08 (Segunda) – Revezamento Feminino
27/08 (Terça) – Revezamento Masculino
Nenhum comentário:
Postar um comentário