Fernanda Félix
Rio de Janeiro
Rio de Janeiro
Segundo Secretária, houveram poucas reclamações dos preços abusivos em hotéis(Foto: Aurea Lúcia) |
O Ministério da
Justiça e outros órgãos ligados à proteção do consumidor lançaram na
terça (27/6), o Guia para o consumidor Turista e o Centro Integrado de
Proteção ao Consumidor na Copa do Mundo.
Nesta tarde de quarta (02) este foi o assunto abordado pela Secretária Nacional do Consumidor, Juliana Pereira.
Nesta tarde de quarta (02) este foi o assunto abordado pela Secretária Nacional do Consumidor, Juliana Pereira.
A
maior atenção foram em hotéis, bares, restaurantes, sempre visitando as
cidades-sedes para acompanhar desde o desembarque dos turistas, sendo
criado uma integração virtual entre o ambiente federal e local, buscando
orientar os consumidores, como o acesso a ingressos e a fiscalização.
- De questões simples até as mais complexas - afirmou a Secretária.
O
serviço em regime diferenciado vai atuar nas 12 cidades-sede e vai
envolver ministérios e órgãos que integram o Comitê Técnico do Consumo e
Turismo, além de Procons, secretarias de turismo e representantes do
mercado.
Novo serviço público permite ao
consumidor reclamar pela internet, esta plataforma permitirá que o
consumidor se manifeste, a empresa responda (tendo 10 dias para
responder), o consumidor avalie e todos monitorem.
Reforçou
a informação de que em caso de defesa do consumidor procurar o PROCON e
após o órgão regulador local, para solucionar a demanda, como no caso da
agência de viagens da Colômbia (Tesoro Tours), que deixou turista
colombianos sem as reservas de hotéis confirmadas, em Mato Grosso do
Sul, fazendo acionar primeiramente a FIFA. Que está pagando todas as
estádias destes turistas.
- Quando a empresa é estrangeira a nossa função é mitigar qualquer problema da agência internacional - constatou a ministra.
Experiências serão compartilhadas com a Rússia na Copa de 2018(Foto: Aurea Lucia) |
Quais foram as principais queixas dos consumidores Brasileiros e Estrangeiros?
Juliana Pereira: O
balanço total com os números, ainda não foi consolidado, pois espera-se
o término do evento, portanto não se possui dados concretos, mas o que
já se tem indicam que os registros de reclamações são muito pequenos.
O
Centro Integrado funcionou muito bem na Copa, esse tipo de experiência
pode ser levado para outros eventos, grandes eventos como o Carnaval, em
que é necessário uma solução rápida, com movimentação grande de turistas, pode ser copiado e mantido?
JP: É
um legado da copa, seguramente isso será aproveitado como legado. Mesmo
a Copa sendo uma comoção Nacional, e o carnaval mais local, mas será
sim aproveitado na segurança e saúde dos consumidores. Não para o
turista mas para o consumidor em modo geral.
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