Translate

domingo, março 09, 2014

Meninas do Rugby conquistam o ouro nos Jogos Sul-Americanos

(Foto: ODESUR/Divulgação)
A Seleção Brasileira Feminina de Rugby conquistou neste domingo, 9, o ouro dos Jogos Sul-Americanos 2014. Invictas e com 253 pontos marcados em sete partidas, nossas guerreiras Tupis derrotaram na final a Argentina por 40 a 0, e conquistaram ainda a vaga nos Jogos Pan-Americanos de 2015. Foi a décima conquista continental das brasileiras em dez edições do torneio já realizadas. Já a Seleção Masculina ficou perto de uma medalha, mas terminou a competição em quarto lugar, após perder a disputa do bronze para os donos da casa, os chilenos.
“Estamos muito satisfeitas com nosso desempenho em todos os jogos do Odesur, e a final só comprovou nossa evolução e comprometimento com cada um dos jogos desse torneio. Ficamos muito felizes”, disse Carla Barbosa, capitã brasileira. “Evoluímos muito a cada partida. Os Jogos Sul-Americanos são muito importantes, porque estivemos inseridas em uma delegação do COB, o que nos fez sentir realmente como esporte olímpico”, complementou Júlia Sardá, destaque brasileiro na competição, com quatro tries na grande final.
Tanto para os homens, quanto para as mulheres, o sistema de disputa em Santiago colocou todos os adversários jogando contra todos na primeira fase, e na sequência as disputas de 5º e 6º lugares, bronze e a grande final pelo ouro.
Nossa Seleção Feminina já mostrou a que veio no primeiro dia, com vitórias incontestáveis contra Paraguai (44 a 0), Venezuela (48 a 0), Colômbia (22 a 0) e Argentina (34 a 5), somando 148 pontos marcados e apenas 5 sofridos. “Um dos nossos objetivos era corrigir os erros a cada partida e encarar cada jogo como uma final”, ressaltou Carla Barbosa.
No segundo dia as Tupis superaram o Uruguai (31 a 0), o Chile (34 a 0) e a Argentina, na grande final, por 40 a 0. Após os quatro tries de Júlia na final, Edna marcou o último try brasileiro, garantindo o ouro em Santiago e a marca de 253 pontos em 7 jogos.
Já a Seleção Masculina chegou perto de uma medalha, mas não teve a mesma sorte. Apesar das três vitórias em quatro jogos no primeiro dia, os brasileiros caíram de produção no domingo, e sucumbiram para Argentina, Uruguai e Chile - este na disputa de bronze -, terminando a competição em quarto lugar.

Brasil
Feminino: Júlia Sardá, Mariana Ramalho, Taís Balconi, Raquel Kochhann, Ayna dos Santos, Juliana Esteves, Luiza Campos, Paula Ishibashi, Carla Barbosa, Angélica Gevaerd, Thamara Rangel, Edna Santini.
Masculino: Diego Lopez, Rodrigo Andrioli, Gustavo Albuquerque, Arthur Bergo, Marco Antônio Cervi, Pedro Henrique da Costa Lopes, Cleiton Sabino, Fernando Portugal, Thiago Maihara, Allan Martins, Martin Schaefer, Erick Cogliandro.

Resultados:
Sábado, 8 de março

Feminino
Brasil 44 x 0 Paraguai
Brasil 48 x 0 Venezuela
Brasil 22 x 0 Colômbia
Brasil 34 x 5 Argentina