Translate

domingo, abril 13, 2014

Flamengo x Vasco - Que sempre vença o melhor

Por: Raphael Pessanha

Flamengo e Vasco se reencontrarão neste domingo, trazendo o Clássico dos Milhões ao gramado do Maracanã, para decidir o campeão estadual do Rio de Janeiro 2014. A última decisão entre as duas equipes, foi em 2004 quando o Rubro-Negro levou a melhor sobre o Cruzmaltino, levando a taça para a Gávea. Naquela ocasião, o Urubu conquistou a Taça Guanabara em cima do Fluminense pelo placar de 3x2 e o Vasco foi campeão da Taça Rio, também sobre o tricolor, com o resultado de 2x1. Nas duas finais do Carioca 2004, o Flamengo saiu vencedor pelos placares de 2x1 e 3x1, sagrando-se campeão carioca daquele ano.

O clássico é recheado de rivalidade em inúmeras modalidades, como no remo, natação, vôlei, basquete e judô. Mas é no futebol aonde se concentra a maior paixão de ambas as torcidas, com jogos disputados e memoráveis em campeonatos nacionais, regionais e até internacionais. Qual o flamenguista não se lembra das duas finais da Copa do Brasil de 2006? Ou me aponte um vascaíno que não tenha vibrado com o gol de Cocada aos 44 do segundo tempo na decisão do Estadual de 1988. Qual vascaíno não lamentou a desclassificação para o arquirrival na semifinal do Brasileiro de 1992? Quando o Cruz-Maltino tinha um time considerado mais forte e foi eliminado pelo, futuro campeão daquela edição, o Fla do maestro e veterano Júnior. Ou então, diga qual o flamenguista que não odiou Edmundo na semifinal de 1997, quando o "Animal" balançou as redes Rubro-Negras por 3 vezes, goleando o Fla por 4x1, Edmundo ainda se tornou artilheiro e campeão com o Vasco daquele Brasileirão. Falando em craques e artilheiros, qual o saudosista que não daria tudo para ver novamente Zico cobrando faltas no ângulo ou Roberto Dinamite explodindo as redes adversárias?
Todo esse equilíbrio dentro de campo, transparece nos números quando o assunto é estatística. O Clássico dos Milhões tem um total de 382 jogos com 143 vitórias e 506 gols para o Flamengo e 129 vitórias e 490 gols para o Vasco da Gama, completam os números, 110 empates.
Registros contam, que o Flamengo saiu vencedor do primeiro confronto entre os dois times em 26 de Março de 1922 no Estádio das Laranjeiras e o Vasco possui a maior goleada da história dos encontros com um grandioso 7x0 imposto sobre o rival em 26 de Abril de 1931 no São Januário. Já o último encontro entre os times foi domingo passado quando pouco mais de 26.000 torcedores presenciaram um jogo intenso, nervoso, com disputas muito duras e algumas confusões. A partida ficou em 1x1, deixando o time da Gávea mais perto do título e obrigando o Cruzmaltino a vencer para levantar o troféu. Do lado Rubro-Negro, Jayme de Almeida tem duas baixas, Elano, que sentiu a coxa contra o León e o lateral Léo, que rompeu o tendão do tornozelo direito, sem contar a pressão da torcida, que está insatisfeita com a eliminação precoce do time na Libertadores e o trabalho apresentado pelo treinador. Já Adílson Batista tem a ausência de Everton Costa, expulso na primeira partida da decisão e as dúvidas sobre a presença de Guiñazu e Edmilson, já que ambos se recuperam de dores.  Fora a cobrança da torcida pelo título, que não vai para São Januário há 11 anos. 

A 22° decisão de Campeonato Carioca entre os clubes, terá início às 16h desse domingo no Maracanã, com promessa de fortes emoções. Quem sairá vencedor? O Flamengo saberá aproveitar a vantagem do empate para conseguir o 12° triunfo sobre o Vasco,se tratando de finais de Carioca contra o rival? Ou o Gigante da Colina reverterá o jogo e quebrará esse incômodo jejum de 11 anos sem esse título para empatar  em 11 a 11 essa disputa particular? Que sempre vença o melhor!