Translate

sábado, abril 19, 2014

Os grupos da Copa 2014 - GRUPO A

Por: Raphael
Pessanha


Faltando pouco menos de dois meses para o início da Copa do Mundo FIFA 2014, no Brasil, veremos como estão todas as seleções para esse torneio. O mais importante do mundo esportivo.
 A cada semana acompanharemos um grupo, todos por ordem. O desta semana é o grupo de nossa Seleção Canarinho.

 
Grupo A
Brasil *(7°)
Croácia *(20°)
México *(19°)
Camarões *(50°)

*Colocação no Ranking da FIFA


    Brasil: O anfitrião da vigésima edição do evento, chega com a conquista da Copa das Confederações 2013 na bagagem. Com uma expressiva vitória de 3x0 na final sobre a Espanha(atual campeã da Copa do Mundo e Eurocopa), a Seleção Verde-Amarela chega com muita confiança e moral para a disputa da competição.

    O Brasil é a única seleção que esteve presente nas 19 edições anteriores, sendo o maior campeão com 5 títulos(1958, 1962, 1970, 1994 e 2002). Em 2010 na África do Sul, a Seleção ficou pelas quartas-de-final perdendo de virada por 2x1 para a Holanda. Já esse ano, o técnico Luiz Felipe Scolari quer repetir o mesmo sucesso de 2002, quando comandou o pentacampeonato na Coréia do Sul e Japão. Para isso, Felipão contará com a determinação do volante Paulinho, a criatividade do meia Oscar, os dribles de Neymar e os gols do artilheiro Fred, mas por incrível que pareça, seu principal trunfo para essa Copa, é uma defesa sólida formada por Júlio César, Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo.
    Time base: Júlio César; Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Luiz Gustavo, Paulinho e Oscar; Hulk, Neymar e Fred.




    Croácia: A seleção croata terminou em 2° do grupo A nas eliminatórias européias e teve que jogar a repescagem contra a Islândia, empatando o primeiro jogo por 0x0 e ganhando a partida de volta por 2x0.
    A Croácia não esteve na África do Sul em 2010, porém em sua primeira participação em Copas do Mundo(1998), surpreendeu a todos eliminando a poderosa Alemanha nas quartas-de-final por 3x0 e vencendo a Holanda na disputa do 3° lugar pelo placar de 2x1. A boa equipe croata não foi a final, mas teve Davor Suker como artilheiro da Copa: 6 gols.

    O treinador Niko Kovac tem uma baixa para a atual edição, o zagueiro Josip Simunic, do Dínamo de Zagreb. O comitê disciplinar da FIFA, aplicou uma suspensão de 10 jogos internacionais ao jogador por ele ter feito gestos nazistas no segundo jogo da repescagem contra a Islândia no dia 19 de novembro de 2013. Mas, o técnico conta com bons jogadores em seu time, entre eles o atacante Mandzukic, o meia Modric e o brasileiro naturalizado croata, Eduardo da Silva.
    Time base: Pletikosa; Srna, Corluka, Lovren e Pranjic; Rakitic, Kovacic e Modric; Olic, Eduardo da Silva e Mandzukic.



   México: O México ficou em 4° na fase final de classificação da CONCACAF e jogou a repescagem intercontinental contra a Nova Zelândia, campeã da Oceania. Nos dois jogos o México não encontrou grandes dificuldades, vencendo por 5x1 e 4x2. Assim carimbando o passaporte para o Brasil.
    A seleção Mexicana tem 14 participações em Copas do Mundo e seu melhor resultado foi chegar as quartas-de-final de duas edições,1970 e 1986, em ambas foi o país-sede.

    O técnico mexicano Miguel Herrera, mescla os experientes Rafael Marques, Francisco Rodríguez e Carlos Salsido à juventude de Giovanni dos Santos e "Chicharito" Hernández, além de contar com o habilidoso meia Andrés Guardado, o bom goleiro Ochoa e o perigoso Oribe Peralta, carrasco do Brasil nas Olimpíadas de Londres 2012.
    Time base: Ochoa; Aguilar, Rafa Marquez, Francisco Rodríguez e Layún; Medina, Peña, Guardado e Giovanni dos Santos; Javier Hernández e Peralta.




    Camarões: A seleção camaronesa, vem ao Brasil após ter jogado duas vezes com a Tunísia, 0x0 e 4x1, na 3° fase das eliminatórias africanas.
    Os Leões Indomáveis vão fazer a sua 6° participação em Copas do Mundo. Sua melhor campanha foi na Itália, em 1990, quando Roger Milla foi o grande destaque da equipe.
    Agora o técnico alemão Volker Finke, tem em mãos um time ofensivo e versátil que joga junto a um bom tempo, mas a defesa continua deixando a desejar. Sua maior estrela é Samuel Eto'o, mas é bom ficar de olho no volante Joel Matip, no meia Jean Makoun e no atacante Pierre Webó.
    Time base: Itandje; Assou-Ekotto, N'Koulou, Chedjou e Nyom; Song, Matip, Enoh e Makoun; Eto'o e Webó.



JOGOS
12/06 (17h)    Brasil x Croácia           Arena de São Paulo, São Paulo
13/06 (13h)    México x Camarões    Arena das Dunas, Natal
17/06 (16h)    Brasil x México            Arena Castelão, Fortaleza
18/06 (18h)    Camarões x Croácia   Arena Amazônia, Manaus
23/06 (17h)    Camarões x Brasil      Estádio Nacional de Brasília, Brasília
23/06 (17h)    Croácia x México        Arena Pernabuco, Recife