Translate

sexta-feira, abril 11, 2014

NBA volta ao Brasil em jogo da pré-temporada do NBA Global Games 2014

Anderson Varejão (Cleveland Cavaliers) e LeBron
James (Miami Heat) (Foto: Gettyimages/NBA)
A NBA (National Basketball Association) anunciou há pouco, na manhã desta quinta-feira, dia 10, o calendário oficial do NBA Global Games 2014, que apresenta o confronto entre Miami Heat e Cleveland Cavaliers na HSBC Arena, em 11 de outubro, no Rio de Janeiro. A partida é uma das cinco que serão realizadas em quatro países, como parte dos esforços da liga em se aproximar dos fãs que estão espalhados pelo mundo. A programação do NBA Global Games incluirá ainda jogos da temporada regular, que serão anunciados em breve.

- À medida em que a paixão pelo jogo cresce pelo mundo, nosso foco está em encontrar formas únicas e significativas de nos conectarmos com os fãs globais e o NBA Global Games faz parte desse esforço - afirmou Adam Silver, comissário da NBA. - O basquete une as pessoas por meio de linhas culturais e geográficas, essas partidas são uma grande oportunidade para que os nossos fãs possam experimentar a emoção da NBA.

- Acho que não poderíamos receber uma notícia melhor. Ter no Brasil o Cleveland Cavaliers, do nosso Anderson Varejão, e o Miami Heat, atual bicampeão da liga e um dos fortes candidatos ao título desse ano, disputando o segundo jogo oficial da NBA no Rio de Janeiro, é muito especial. Isso mostra o quanto o mercado brasileiro é uma prioridade para a liga. Tenho certeza de que os nossos fãs vão ficar muito felizes com essa notícia - comentou Arnon de Mello, diretor-executivo da NBA Brasil.

Anderson Varejão será o grande anfitrião da segunda partida oficial da NBA no Brasil. Natural
Varejão é um dos principais nomes dos Cavs
e vai jogar no Brasil(Foto: Gettyimages/NBA)
 
de Colatina (Espírito Santo), Varejão, de 31 anos, está em sua décima temporada na NBA (2014-2004). Querido pela torcida dos Cavs, o brasileiro é protagonista da ‘Wig Night’ (Noite das Perucas), evento em que todos os presentes na Q Loans Arena usam perucas alusivas à sua cabeleira, marca registrada do capixaba. A homenagem é prova do carinho da franquia e dos torcedores pelo brasileiro, campeão da Conferência Leste na temporada 2006-2007. Na atual temporada, o camisa 17 disputou 63 partidas, com médias de 8,5 pontos, 9,8 rebotes e 2,2 assistências por jogo. Em números gerais de temporada regular, Varejão, um dos principais nomes da Seleção Brasileira, disputou 603 partidas pelos Cavs, com 4.563 pontos, 4.566 rebotes, 689 assistências, 415 tocos em 15.373 minutos de quadra (entre temporada regular e playoffs).


O NBA Global Games Rio 2014 marca a segunda visita da liga à América do Sul, após a partida do ano passado, primeiro jogo no Brasil, que reuniu Chicago Bulls e Washington Wizards (outubro de 2013, no Rio de Janeiro). Como parte desse evento, Anderson Varejão, ala/pivô dos Cavaliers, vai poder jogar diante de seus conterrâneos pela primeira vez. Este será também o primeiro jogo dos Cavs na região da América Latina e Caribe desde que a equipe esteve na Cidade do México, em 1996. O Miami Heat disputou um total de oito partidas na região, incluindo Bahamas, República Dominicana e Porto Rico.

- Estamos muito ansiosos para jogar diante dos fãs brasileiros. Essa viagem vai oferecer ao nosso time uma grande oportunidade de experimentar algo especial, junto com alguns parceiros e membros da família Cavaliers. Estamos orgulhosos de representar Cleveland em um cenário internacional, como esse, é gratificante fazer parte desse movimento - disse Mike Brown, técnico dos Cavaliers.

- Depois de uma viagem a Tel Aviv, em 1999, algumas visitas ao Caribe, viagens a Londres e Paris em 2008, além da recente passagem por Pequim e Xangai, em 2012, que foram experiências incríveis para o nosso time, esse é um novo capítulo para que possamos continuar a mostrar o jogo em todos os cantos do mundo. É um prazer para nós ir ao Rio de Janeiro e enfrentar o Cleveland Cavaliers, mostrar o basquete do Miami Heat para o povo da América do Sul - falou Pat Riley, atual presidente do Heat, um dos maiores técnicos da história da liga.

Além da ação dentro de quadra, o NBA Global Games 2014 vai apresentar uma série de atividades e ações fora de quadra, incluindo o projeto social NBA Cares e interação com os fãs em eventos em cada cidade. Os jogos serão apoiados por diversos parceiros comerciais e de marketing, e estarão disponíveis para os fãs globais na TV, em plataformas digitais e redes sociais.

Em outubro, o NBA Global Games - que apresenta Brooklyn Nets, Cleveland Cavaliers, Miami Heat, Sacramento Kings e San Antonio Spurs - incluem uma série de jogos em cinco cidades do Brasil, China, Alemanhã e Turquia. O início será com o San Antonio Spurs viajando até a Europa para dois confrontos, enfrentando times da Euroliga, uma parceria de longa data. Os Spurs vão abrir a temporada internacional em Berlim (Alemanha), no dia 8 de outubro, em jogo contra o Alba Berlin, oito vezes campeão alemão, na O2 World Arena. Em seguida, o San Antonio viaja para Istambul (Turquia), onde enfrenta o Fenerbahçe Ülker Istanbul, pentacampeão da Liga da Turquia, na Ülker Sports Arena.

Após a partida no Rio de Janeiro, a pré-temporada do NBA Global Games se encerra com duas partidas na China, entre o Brooklyn Nets e o Sacramento Kings. As equipes vão se enfrentar no dia 12 de outubro, na Mercedes-Benz Arena, em Xangai. Depois, Nets e Kings voltam a medir forças em Pequim, no dia 15 de outubro, no MasterCard Center.

Durante a temporada 2013-2014, os times da NBA viajaram mais de 116 mil milhas (cerca de 185 mil kms) para nove partidas de pré-temporada e temporada regular, como parte do NBA Global Games. Os jogos disputados foram assistidos por mais de 130 mil pessoas em nove cidades de seis países. Até hoje, a NBA realizou 147 partidas de pré-temporada e temporada regular em 20 países e territórios pela Europa, pelas Américas e pela Ásia, desde 1978.

Calendário NBA Global Games 2014

San Antonio Spurs x Alba Berlin / Dia 8 de Outubro
O2 World Berlin Arena (Berlim / Alemanha)

San Antonio Spurs x Fenerbahçe Ülker Istanbul / Dia 11 de Outubro
Ülker Sports Arena (Istambul / Turquia)

Cleveland Cavaliers x Miami Heat / Dia 11 de Outubro
HSBC Arena (Rio de Janeiro / Brasil)

Brooklyn Nets x Sacramento Kings / Dia 12 de Outubro
Mercedes-Benz Arena (Xangai / China)

Brooklyn Nets x Sacramento Kings / Dia 15 de Outubro

MasterCard Center (Pequim / China)